Objetos Brincantes + Scratch

Tecnologia ajudando leitores a construir narrativas multimodais.

A ideia de unir os recursos e ferramentas digitais do Scratch com o trabalho criativo ao redor de seus livros imagem nasceu durante as aulas do curso Learning Creative Learning, ministrado por Mitchel Resnick e a equipe do Lifelonk Kindergarten no MIT Media Lab, durante o mestrado da autora nos Estados Unidos. A intenção era incentivar a criação de versões únicas para as narrativas dos seus livros imagem usando os recursos de áudio, vídeo e texto oferecidos pelo Scratch. Quando uma iniciativa piloto foi colocada em prática e os primeiros projetos dos alunos começaram a nascer em parceria com as escolas brasileiras ficou claro que crianças em diferentes níveis de aprendizado do código escrito poderiam expressar sua criatividade e se engajar de forma colaborativa usando a tecnologia a serviço da imaginação.  

Para conhecer os projetos existentes ou criar sua própria versão para as narrativas visuais da coleção, você pode acessar o estúdio Objetos Brincantes na plataforma Scratch (https://scratch.mit.edu/studios/31441628). As ilustrações das obras estão disponíveis para remix nos projetos do usuário pauerbach. 

Sobre o Scratch

Scratch é uma iniciativa do Lifelong Kindergarten que pertence ao MIT Media Lab. Com ele as crianças podem criar jogos, animações e histórias usando programação por blocos. Para saber mais acesse: https://scratchbrasil.org.br/o-que-e-scratch/ ou, se preferir, assista https://www.ted.com/talks/mitch_resnick_let_s_teach_kids_to_code?language=pt&subtitle=pt para conhecer um pouco da história dessa linguagem tão divertida que reúne programação e criatividade e tem mais de 500 mil usuários só no Brasil.

 

Depoimento de Mitchel Resnick, responsável pelo laboratório Lifelong Kindergaten, no MIT, e pelo desenvolvimento da plataforma Scratch.

Imagens dos projetos desenvolvidos pelas escolas participantes do projeto piloto e da apresentação do projeto no Media Lab do MIT.