Educação
A costura entre a educação e a literatura tem sido a marca do trabalho de Patricia Auerbach desde o primeiro livro publicado (O Jornal, 2012) ainda durante a graduação em Pedagogia. A consciência da responsabilidade que carrega como autora, formadora e ativista pela leitura levaram à criação do movimento Leve História durante a pandemia no Brasil e à fundação da Redelê, uma comunidade de suporte e aprendizado cujo objetivo é promover a troca de práticas, saberes e experiências, aproximando educadoras(es) de contextos diferentes e com repertórios diversos, mas com o objetivo comum de oferecer educação de qualidade para todas as crianças no Brasil.
A Redelê é uma comunidade de aprendizado e suporte a professores que está nascendo para reunir educadores do Brasil inteiro. Juntos eles vão falar sobre a sua prática pedagógica, construir conhecimentos e fazer a diferença na vida de muitas crianças. Quer saber mais? Passe lá no nosso insta @redele.br ou a partir de fevereiro, visite www.redele.com.br
Leve História foi uma iniciativa voluntária que contou com educadores, pais e alunos de 36 escolas públicas e particulares de São Paulo, para promover leitura, construir pontes e espalhar afeto durante a pandemia.
A coleção de livros imagem Objetos Brincantes (O Jornal, A Garrafa, O Lenço) se juntou à plataforma Scratch para incentivar a criação de versões originais para as narrativas dos seus livros imagem. A iniciativa é gratuita, usa a tecnologia a serviço da linguagem e da criatividade e tem gerado muita diversão e engajamento dos alunos.
O projeto Letra Móvel, desenvolvido pela Comunidade Cenpec em parceria com a Fundação Tide Setubal, promoveu alfabetização e letramento por chamadas vídeo de WhatsApp durante a pandemia.
Patricia foi colaboradora do projeto Letra Viva Alfabetiza entre 2020 e 2021 trabalhando em parceria com secretarias do Vale do Ribeira (SP) para qualificar processos e práticas de alfabetização e letramento através da formação em rede.
Em seus cursos e oficinas, a autora e ilustradora Patricia Auerbach, une seu embasamento teórico à sua experiência docente e propõe reflexões sobre a prática pedagógica envolvendo a combinação entre palavras e imagens.